contato@acolhe-dor.org 83 9 8797 1067

Síndrome do Pânico

A síndrome do pânico é uma doença caracterizada pela presença de uma crise de ansiedade que ocorre repentinamente, associada a outros sintomas como o medo, uma angústia indescritível, palpitações e outros sintomas. A crise chega de forma intensa e gera sintomas tão fortes que muitas pessoas passam a evitar sair de casa por receio de que outra crise possa ocorrer em local público.

Ainda não se conhece a causa específica do Transtorno, mas alguns estudos apontam que há fatores genéticos que predispõem ao surgimento do pânico, como também, condições ambientais, estresse, uso abusivo de álcool e drogas.

Além dos sintomas já citados acima, outros sintomas estão associados ao momento da crise: dificuldade em respirar, dor no peito, tontura, calafrio e/ou sensação de calor. Algumas pessoas relatam uma impossibilidade de se mexer e estado de torpor. No momento da crise, pode surgir também um medo intenso de morrer.

Como saber se tenho Síndrome do Pânico?

 Apenas um médico especialista poderá fazer uma avaliação dos sintomas, utilizando-se dos critérios do DSM (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais), para avaliar a presença ou não do pânico.

Crises recorrentes que nos levam a mudar nossa rotina e afetam nossa qualidade de vida, podem significar pânico, mas não temos como avaliar e não é indicado tomar medicação por conta própria, apenas o médico pode fazer isso. Inclusive, existem outras doenças que possuem sintomas semelhantes ao pânico, como um ataque cardíaco ou uma crise de epilepsia por exemplo, daí a importância do diagnóstico de um especialista.

Existe tratamento para o pânico?

Após o médico ter feito o diagnóstico, poderá iniciar o tratamento que, geralmente se inicia com a prescrição de medicamentos adequados ao perfil da cada um.

 A psicoterapia também é um recurso importante, uma vez irá trabalhar o medo, a insegurança, inclusive, expondo o paciente a situações que podem desencadear a crise de forma gradual até que ele volte a se sentir seguro no ambiente que antes lhe causava pânico.

O importante é não demorar a buscar ajuda em casos de crises recorrentes e que estejam prejudicando nossa rotina e limitando nossa vida. Se isolar por medo de sair e ter uma crise, poderá ocasionar, como consequência, a depressão e outros transtornos.

One Response to “Síndrome do Pânico

  • Tema muito importante de ser abordado 👏🏻👏🏻 Não podemos esquecer que existe tratamento e não devemos ter vergonha de procurar por ajuda de profissionais. Só assim para termos uma melhor qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *