contato@acolhe-dor.org 83 9 8797 1067

Enfrentando a pandemia de forma saudável

Os cuidados profissionais quando necessários são imprescindíveis para o cuidado da saúde. Todavia, pequenas ações de auto-cuidado podem ajudar a lidar com o distanciamento social e a pandemia:
Lembre-se: o isolamento social e a pandemia não são exclusividade de ninguém, todos estão na mesma situação. Importante é encontrar a melhor maneira de lidar com este momento e as dificuldades que ele traz.
Você não está sozinho e existe uma rede de apoio com a qual você pode contar.
Busque identificar o que mais funciona para você.
Este é um momento intenso e fora do comum e o distanciamento social e a pandemia geram emoções diferentes, que muitas vezes são difíceis de lidar. Por isso, não se cobre para estar bem todo o tempo. É totalmente natural estar mais triste, bem mais assustado e/ou menos disposto que o habitual.
Observe suas carências e necessidades internas. Se fazer de forte quando a vontade é fugir não é saudável. Busque se autoconhecer e assim, como estratégia para encontrar recursos para melhor enfrentar suas dificuldades.
As redes sociais são uma maneira de se manter conectado ao mundo em tempos de isolamento mas é importante observar que se comparar com outras pessoas pode não ajudar, ao contrário, pode criar expectativas falsas que tendem levar à desequilíbrios emocionais desnecessários nesse momento.
Evite estar todo o tempo ligado nas notícias. É importante estar bem informado e consultar fontes oficiais evitando fake news (notícias falsas). Diante de tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, talvez seja mais prudente reduzir esse tempo.
Cuide de seu sono e tente manter um sono regular e no horário adequado pois o sono regular favorece o equilíbrio emocional.
Esteja atento o que come priorizando uma dieta que proporcione a ingestão de nutrientes saudáveis necessários ao seu organismo, a fim de otimizar o funcionamento dos processos químicos do cérebro, uma vez que cuidar do corpo também é cuidar da mente.
Evite ingerir drogas, álcool, e tabaco como escape do estresse pois estes causam muito malefícios à saúde física e mental.
Incentive os contatos familiares e sociais, ainda que à distância através de conversas, mensagens, ligações telefônicas ou videochamadas para amenizar a tristeza, a saudade e outras sensações ruins.
Não sobrecarregue seus dias somente com atividades obrigatórias. Encontre um tempo para você. Libere um espaço na sua agenda para fazer o que gosta, priorize o seu bem-estar levando em consideração o que faz sentido para suas preferências e estilo de vida, colocando em prática o que faça você se sentir bem.

Trackbacks & Pings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *