contato@acolhe-dor.org 83 9 8797 1067

Observando a sua saúde emocional

Você o que significa saúde emocional?
Como anda a sua saúde emocional?
Quais os componentes que promovem o bem estar de uma pessoa?
São os aspectos físico, psíquico, espiritual, profissional, social e familiar, que a pessoa apresenta, como um todo. Dessa forma, a saúde emocional é fundamental para o funcionamento do corpo e da mente uma vez que o desequilíbrio de suas funções pode provocar o esgotamento mental.
Vamos compreender cada um deles:
A saúde física envolve os cuidados relacionados à alimentação saudável e, também, à prática regular de atividades físicas.
A saúde psíquica, pode ser avaliada através da identificação de doenças que alteram o discernimento psicológico, tais como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, entre outras.
A saúde espiritual se relaciona à crença da pessoa, independente de qualquer religião.
A saúde profissional está ligada à satisfação dos objetivos profissionais.
A saúde familiar e social retrata a maneira como a pessoa se relaciona em família e sociedade uma vez que é na família que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo.
Assim, compreendemos saúde emocional como sendo a capacidade de controlar e gerenciar as modificações do comportamento que irão influenciar as atividades do dia-a-dia.
Na avaliação da saúde emocional são observadas a possibilidade de existência de baixa motivação, apatia, vida afetiva desprovida de sentido, objetivos pessoais e profissionais indefinidos, comportamentos desanimados e de procrastinação diante das atividades como um todo.
Como modificar esse quadro clínico?
Melhore sua alimentação com uma nutrição adequada que auxilie a prevenir comportamentos de irritabilidade e sintomas de depressão, como por exemplo: alimentos ricos em Omega 3 (frutos do mar, óleo de linhaça, carnes vermelhas), vitaminas do complexo B (ovos, banana, abacate) e ácido fólico (vegetais verde escuros, frutas cítricas), a infusão de chás calmantes que ajudam a diminuir sintomas de ansiedade e nervosismo (maracujá, erva-doce, camomila, valeriana e passiflora) .
Evite situações ou pessoas que possam provocar emoções negativas e desequilíbrios emocionais como impaciência, irritabilidade, choros intensos, desabafos angustiantes, dificuldade de atenção e concentração, insônia ou agitação para dormir.
Dedique-se a atividades, atitudes e comportamentos positivos: estar com pessoas alegres, fazer o que gosta, dedicar um tempo só para si, mudar o visual, estar com quem gosta.
Simultaneamente, procure desenvolver atividades que favoreçam o autoconhecimento a fim de se afastar de situações que provoquem sentimentos negativos (estresse, solidão, angústia, inveja, raiva e ódio). para que não atrapalhem o convívio social, nem sua alimentação e sono.
Estabeleça objetivos realistas para que possa alcançar suas metas. Na medida em que os objetivos forem sendo alcançados, reconheça isso e se valorize.
Pratique atividades que envolvam o relaxamento: yoga, meditação, massagem, contato com a natureza.
Busque identificar atividades que lhe deem prazer pois elas acalmam, auxiliam na concentração, facilitam a expressão de sentimentos e estimulam o cérebro.

Trackbacks & Pings

  • Estresse: O grande vilão da saúde - Acolhe-Dor :

    […] que os acontecimentos estressores do dia a dia não se transformem num problema de saúde física ou emocional, é importante que tenhamos mais atenção a nossa rotina. São pequenos hábitos que precisamos […]

    2 anos ago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *