contato@acolhe-dor.org 83 9 8797 1067

Por que o autocuidado é o melhor medicamento?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) assevera:  “O autocuidado é definido como uma atitude ativa e responsável em relação à qualidade de vida, mudando o foco para a prevenção, ao invés de só tratamento de enfermidades.”

Principalmente com a chegada da pandemia muito mais se tem falado sobre AUTOCUIDADO, não só pelo SARS-COV2 quanto pela preocupação com a saúde de todos de uma maneira geral.

Diante dessa realidade fomos levados a buscar reinvenções e mudanças nos aspectos físicos, sociais e mentais, buscando meios de controlar a ansiedade e de lidar com a crise de valores morais, emocionais e éticos. 

Crise essa que nos leva a rever conceitos e atitudes, levando à compreensão de que o EU é o que realmente importa, é o bem mais precioso na vida.

“Em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Puxe uma das máscaras, coloque-a sobre o nariz e a boca ajustando o elástico em volta da cabeça e respire normalmente, depois auxilie a pessoa ao seu lado”.

Esse  aviso que os comissários de bordo transmitem antes da decolagem de um avião é uma maneira bastante simples de se compreender o que é AUTOCUIDADO, pois quando uma aeronave tem algum problema de (des) pressurização – falta de oxigênio por problemas no voo –  somente se pode ajudar outra pessoa depois que estiver bem e seguro, por isso, colocar primeiro a máscara em si para depois ajudar alguém ao lado.

Na vida, encontrar um tempo para, de forma regular, praticar o AUTOCUIDADO, não tem sido uma das tarefas mais fáceis por causa da correria do dia a dia.

Você sabe o que é  AUTOCUIDADO?

Com a chegada do mês de outubro muito se fala no OUTUBRO ROSA que é uma campanha internacional realizada para a prevenção do câncer de mama. Entretanto, autocuidado não é apenas uma necessidade de cuidados físicos.

Autocuidado se refere a atitudes que cada pessoa é capaz de realizar em si e por si, buscando benefícios que garantam a saúde e o bem-estar. A importância dessas atitudes está relacionada à melhoria da qualidade de vida, proporcionando o aumento da autoestima e da saúde física e mental. 

Praticar o autocuidado é uma questão muito subjetiva pois varia de pessoa para pessoa. É fundamental para essa prática que sejamos capazes de nos observar, nos conhecer e sentir o que é importante, o que  faz bem, o que traz paz e tranquilidade.

Dessa forma, antes de mais nada, o importante é perceber o que faz sentido e agrada a cada pessoa: descobrir que é preciso se afastar de relacionamentos tóxicos, uma caminhada a beira da praia, um tempo para fazer nada, ousar dar uma guinada da carreira, mudando de ramo, cuidar da beleza, fazer um passeio com a família (ou sozinho), brincar com seu pet, ler algo interessante, entre outras tantas coisas.

Associado ao autocuidado, estão o autoconhecimento e o amor próprio que são habilidades que permitem  olhar para si mesmo com afeto, compaixão, empatia, compreensão.

Cuidar de si leva a pessoa a ser mais gentil e generoso consigo mesma e como consequência, também, com o próximo e as demais relações que estabelecemos.

Diferentes aspectos do autocuidado

O ser humano é um ser holístico, isto é, não é formado por partes separadas (pedaços), e sim, um todo que funciona como uma engrenagem e assim, pode-se entender que o autocuidado aborda diferentes aspectos:

Autocuidado físico: refere-se  ao corpo, que precisa estar em constante movimento,  praticando alguma atividade que desperte o esqueleto e os músculos diariamente ou mesmo após um período mais prolongado de inércia, como ficar sentado diante do computador por maior período. 

O corpo é uma máquina que precisa de movimento constante. Por isso, a atividade física é importante não apenas para o bem-estar físico, mas também para auxiliar na  liberação da ansiedade, do estresse, de alguns hormônios como a endorfina que promove a sensação de bem estar e recompensa, gerando alívio e relaxamento e nos mantendo longe da depressão

Fazer atividades como alongamento, dança, brincar com uma criança ou um pet, fazer um almoço delicioso, se preparar para dormir bem, ajuda significativamente.

Autocuidado pessoall: Buscar manter sintonia com os sentimentos e emoções, praticando a gratidão, a compaixão e o autoperdão reforça o sentido positivo da vida.

Ler, aprender, estudar é outra maneira de ampliar os horizontes e estimular a criatividade.

Escrever, colocar no papel os sentimentos e sensações é uma atividade que ajuda a organizar os pensamentos.

Manter-se aberto ao diálogo, estar atento às outras pessoas sobre assuntos diversos amplia a possibilidade de crescimento e evolução. 

Autocuidado espiritual:  fazer contato com o lado espiritual – independente da crença professada – é dedicar-se ao cultivo de paz interior, desenvolvendo a autoconsciência e a conexão com a vida, com o eu mais profundo.

Isso pode ser feito através da meditação, do desenvolvimento da atenção plena para si mesmo, conhecendo o verdadeiro eu. 

Autocuidado social: buscar relacionamentos saudáveis que permitam leveza no dia a dia, abrir espaço para novas relações, entrar em contato com pessoas queridas, expressar sentimentos, manter mídias sociais saudáveis, fazer trabalho voluntário ajuda a desenvolver empatia, compaixão e afetuosidade

Enfim, autocuidado é se preservar do que faz mal, estabelecer e respeitar limites, se cobrar menos, valorizar as conquistas, mesmo as pequenas, acolher-se. Autocuidado não é um momento, é o tempo todo porque você é o grande amor da sua vida e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *